História, perguntado por mariasueligomes1, 5 meses atrás

Porque motivo o povo alemão não faz oposição a 2° Guerra Mundial?​

Soluções para a tarefa

Respondido por luizapereta
1

Resposta:

Resistência alemã (Widerstand) foi a oposição de indivíduos e grupos organizados ao avanço e a consolidação do regime nazista entre 1933 e 1945. O seu objetivo era remover o regime e eventualmente assassinar Adolf Hitler, numa tentativa que se produziu em 20 de julho de 1944.[1]

Porém, não deve entender-se o termo "Resistência alemã" como um movimento de resistência unificado na Alemanha similar aos mais coordenados Estado Secreto Polaco, a Resistência francesa e Resistência italiana. No caso alemão, o que existiam eram pequenos grupos, geralmente isolados, incapazes de mobilizar qualquer oposição política e cuja única estratégia real era persuadir líderes da Wehrmacht de lançar um golpe de Estado.

Das Dritte Reich (1934) quadro de Heinrich Vogeler (1872-1942).

O movimento de resistência na Alemanha nazista consistia em diversas frentes de diferentes adscrições políticas e ideológicas sem ligações estáveis entre si. Em primeiro lugar, existiram frentes vinculadas com o Partido Social-Democrata da Alemanha (SPD) e com o Partido Comunista da Alemanha (KPD); mas essas frentes devem mais propriamente descrever-se como movimentos de oposição antes do que movimentos de resistência, na medida em que o seu principal objetivo era manter os seus respectivos partidos na clandestinidade com a esperança de avançar na futura mudança política. Nesses grupos existiam exceções, como Julius Leber, vinculado com o SPD, que foi uma figura ativa da resistência.

Explicação:


mariasueligomes1: obrigada
Perguntas interessantes