Porque Marx considera o operário escravo de sua produção?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
Neste contexto, o capitalismo, literalmente selvagem, existia em sua forma mais pura. A busca pelo lucro, o maior possível, justificava qualquer ação por parte das corporações. Aqueles que não eram os donos dos meios de produção, estavam condenados a uma existência miserável, próxima da escravidão.
Era normal os operários morrerem em acidentes de trabalho, de doenças geradas pelo ambiente laboral ou de exaustão.
Resposta:
O operário ou proletário produz coisas que não pertencem a ele e sim ao patrão, quem define o salário também é o patrão e o lucro do patrão (burguês) é obtido tomando as horas de trabalho desse operário.
Explicação:
Marx entende que os patrões (burgueses) lucram e enriquecem tomando o tempo de trabalho dos trabalhadores. Ele pensa assim: se numa fábrica teu trabalho é produzir sapatos e quando tu produz 10 sapatos já bastou para pagar teu salário, o resto do tempo que tu trabalhar produzindo mais sapatos é só para enriquecer o patrão, é a tal mais -valia que ele chama. Tu vira "escravo" da vontade do teu patrão, que te paga para produzir coisas que não são tuas, usando um tempo desnecessário só para ele enriquecer, tempo que o trabalhador não terá para fazer as coisas dele.