História, perguntado por souzaprado123, 1 ano atrás

porque era comum o trabalho de crianças e mulheres nas grandes industrias inglesas


ModJuba: Essa prática era comum pois o salário era miseravelmente pequeno, quanto mais pessoas da família ganhassem melhor seria, por esse e por outros motivos que a média de vida durante o início da revolução industrial na Inglaterra no século xix
ModJuba: era de 21 a 29 anos

Soluções para a tarefa

Respondido por sduhf
15
As crianças eram comuns nas fábricas inglesas, pois além de serem miseravelmente mal pagas e serem dispostas às mesmas jornadas de trabalho de homens e mulheres, estavam inseridas na ideologia do iluminismo(liberalismo) -> o homem consegue riqueza através do trabalho.
Respondido por falarodrigo
10
Prezada,

Tanto naquela época quanto hoje se vive em uma sociedade capitalista, na qual as empresas buscam o maior lucro possível, que consiste em obter o menor custo de produção e o maior preço de venda que se possa conseguir. Assim, desde o início da revolução, as crianças e as mulheres eram utilizadas  como mão-de-obra mais barata que a dos homens adultos, diminuindo o custo dos produtos.

Não havia leis que protegessem a infância ou o trabalhador, de modo que eles viviam em péssimas condições, trabalhando 16 ou mais horas por dia e mau ganhando o suficiente para comer.

Ainda hoje o trabalho infantil é uma realidade em países como o Brasil, com crianças vendendo balas no sinal ou carregando compra em carros de mão; meninas trabalhando como empregadas, recebendo salários ínfimos (quase nada).

Bons estudos!
Anexos:

ModJuba: Caro Rodrigo, estou confusa com sua resposta, pois não consigo entender o passado e diferenciar do futuro pois atualmente elas são usadas como mão de obra barata para maior produção, mas antigamente eram usadas para ganho de um salário maior pois o salário era pequeno demais, não é? ou eu estou errada? não consigo entender, com todo respeito, poderia esclarecer melhor?
sduhf: Antigamente, as pessoas estavam mergulhadas em ideologia liberal, que afirmava que quanto mais trabalho, mais riqueza. Entao a família toda trabalhava, independente da idade. Esse conceito só foi quebrado com Marx, que demonstrou a mais-valia( o trabalhador produz muito mais do que recebe)
falarodrigo: Prezada, na verdade, não há um único fator responsável, mas todo um contexto que estimulava o trabalho infantil. O fato das famílias apresentarem baixa escolaridade, serem proletários, ganhando pouco, bem como a ausência de políticas públicas de educação universal certamente foram situações que agravaram o uso da mão-de-obra infantil no contexto das fábricas inglesas.
falarodrigo: Nesse sentido, desenvolvi um texto em que também tentei ressaltar o paralelo entre a realidade das fábricas inglesas e o fenômeno do trabalho infantil no Brasil.
falarodrigo: Além dissos, havia o problema na Inglaterra dessa época que crianças abandonadas ou órfãos eram colocadas nas condições de "aprendizes", executando longas jornadas de trabalho em troca de comida e um canto de chão para dormir. Uma verdadeira escravidão.
falarodrigo: Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, basta perguntar. ^^
Perguntas interessantes