“Porque é que, porém, a empatia assumiu a importância que tem evidenciado nos últimos anos? Duas lógicas combinadas podem ser apontadas: por um lado, o termo empatia inscreve-se numa ascensão redobrada dos modelos relativos às origens da moral, do altruísmo e mais em geral, ao que é “próprio da pessoa humana”. Por outro lado, a empatia e a preocupação, com o outro estão ligados à grande corrente de pensamento desenvolvida por Catherine Halpern (2006), em torno do conceito de care e da ética da solicitude em relação às pessoas vulneráveis (como as crianças, os idosos, os deficientes, os refugiados, pessoas vítimas de violência, e outros). [...] Alcançar uma empatia profissional passa, assim, por discernir o que está a acontecer com o outro e procurar compreender, inclusive, experimentar o que este está a experimentar, mas sem se identificar totalmente. Empatia é encontrar-se com o Outro num dado momento. Empatia é compreender os pensamentos, emoções, necessidades, contradições da pessoa que temos diante de nós. Mas não basta compreender, é necessário ser-se capaz de transmitir esta compreensão. Carlos Bermejo (2012) diz a este propósito: “o desenvolvimento da empatia implica um enorme esforço pessoal e constitui uma aprendizagem existencial além de cognitiva”.
BRACONS, Hélia. Empatia e relação no serviço social: que desafios para a profissão? Lusíada. Intervenção Social, Lisboa, nº 49/50 (1º e 2º semestre de 2017). p.135 - 144. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6943126. Acesso em: 11 fev. 2021.
Analise o excerto, o material da disciplina sobre emoções, reações e escolhas que o/a profissional possa realizar em ambiente organizacional, e cite duas situações que são condições para utilizar-se de inteligência emocional nas decisões.
I. Para realizar a atividade, você deve acessar o ambiente Studeo no item Material da Disciplina e baixar o formulário padrão.
II. Preencha os campos conforme disposto no formulário e lembre-se de revisar seu texto e as normas da ABNT antes de enviar.
III. Sua produção deve ser em no máximo (01)uma lauda, sem contar a Bibliografia
IV. Para concluir, acesse o ambiente da atividade, anexe seu arquivo e confirme o envio.
Soluções para a tarefa
A atividade pede que sejam citados dois exemplos nos quais um profissional, em uma organização empresarial (ou mesmo governamental), faça uso da inteligência emocional para tomar decisões. A partir dessa premissa, duas situações possíveis são as seguintes:
1. Um gerente de recursos humanos recebe diversas reclamações sobre determinado colaborador, mas ao analisar a situação, descobre que o mesmo está sofrendo de uma enfermidade e por isso seu desempenho caiu. O gerente terá de explicar a situação e se fazer entendido, compreendendo ambas as partes
2. Um profissional que atende o público diante de uma reclamação de um cliente que está com o humor alterado.
Em ambos os casos o uso da inteligência emocional para contornar a situação é fundamental. A partir dessas sugestões, cabe a você seguir as regras da produção textual formal.
É possível usar da empatia o aprimoramento do ambiente profissional. Para a composição da atividade, pode-se selecionar um estúdio de dança como um negócio em que a empatia é entendida como uma importante ferramenta de trabalho.
Por que usar a empatia como uma ferramenta em um negócio?
- É preciso usar a empatia na recepção dos alunos em sua aula.
- Deve-se usar esta ferramenta para lidar com as relações existentes entre aluno e professor e professor e diretor do estúdio.
- A empatia reflete também no carisma que se passa ao público que assiste ao marketing do estúdio de dança.
Continue estudando sobre Empreendedorismo em: https://brainly.com.br/tarefa/16815113