Porque devemos escovar os dentes apos as refeições?
Soluções para a tarefa
Para não dar cáries
Cárie é a destruição do dente pela ação de bactérias, fortemente influenciada pelos carboidratos da dieta, principalmente açúcares. É uma doença infecciosa e transmissível. Quando comemos algo, restos de comida se instalam nos dentes e entre eles. Bactérias que já se encontram na boca transformam esses restos de alimento em ácidos, principalmente ácido lático. Esses ácidos atacam os tecidos mineralizados do dente, amolecendo-os e formando cavidades, os conhecidos “buracos no dente”.
Respeite as noções básicas de escovação.
Provavelmente, já tem ouvido isso inúmeras vezes, entretanto, o importante é não deixar de escovar! A escovação remove a placa bacteriana que se acumula nas superfícies dos dentes. A tecnologia dental tem grandes avanços nas últimas décadas, mas a escovação duas vezes ao dia e uso do fio dental uma vez ao dia são a melhor defesa contra cáries e problemas de gengiva.
Aprenda os segredos de escovação.
É importante que você saiba que a Associação Dental dos Estados Unidos recomenda que você mude sua escova dental cada três ou quatro meses. Outra dato importante para levar em conta é que a escovação não deve ser demasiado agressiva; pressionando sua escova dental fortemente contra seus dentes pode desgastar seu esmalte.
Clareamento.
O melhor lugar onde você pode fazer o clareamento é no consultório do seu dentista. Os clareamentos podem trazer resultados maravilhosos e são recomendados pela Associação Dental dos Estados Unidos a cada seis meses. Um creme dental branqueador pode ajudar muito, procure um creme dental que use ação não branqueadora* (o único tipo de creme dental que você pode obter numa loja com o selo de aceitação da Associação Dental dos Estados Unidos).
Investir em mais mudanças permanentes.
As alternativas de estética e adesão dentária, revestimento e moldado de esmalte podem ser bem proveitosas. A adesão pode cobrir manchas e corrigir dentes quebrados. O revestimento atua como umas capas para os dentes, aperfeiçoam espaços interdentais e corrigem os dentes com manchas permanentes. O moldado de esmalte rodeia o esmalte dental criando uma línea dental impecável, é uma boa escolha para corrigir dentes irregulares. Outrossim, existem novos produtos e procedimentos menos invasivos. Consulte seu dentista para obter mais informações.
Manter uma dieta saudável.
Diariamente, é melhor evitar comer doces e bebidas açucaradas, tais como refrigerantes já que a placa bacteriana se forma constantemente nos dentes. Os alimentos ou bebidas açucaradas fazem que as bactérias produzam ácidos que atacam o esmalte do dente que pode causar a cárie dentária. Se você vai comer algo doce, preferivelmente que seja sobremesa e, em seguida, escove os dentes.
Proteja seus lábios.
Um sorriso vitorioso não é só dentes saudáveis, não esqueça que os lábios também desempenham um papel importante. Se você se expõe ao sol, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças sugerem que proteja seus lábios com protetor solar com proteção mínima de 15. Procure um protetor solar de amplo espectro que abrangia raios UVA e UVB.
A prática leva à perfeição
Você não precisa de dentes perfeitos para ter um belo sorriso, muitas vezes uma boa atitude se valoriza muito mais. Se tem confiança, você a vai projetar para os outros. Mantenha uma boa postura (em linha reta) e ande com propósito. Dessa forma, as pessoas vão olhar para você diretamente nos seus olhos quando você sorria. Portanto, enquanto mais sorria, melhor vai se sentir.
“O desgaste dos dentes, ou seja, a perda mineral ou de esmalte, acontece acumulativamente e está cada vez mais frequente na população devido aos hábitos modernos como: alimentação de três em três horas, alimentos e bebidas ácidas, suplementos e também, fatores emocionais como estresse e ansiedade que pode ocasionar apertamento dental. Outros agravantes são uso de medicamentos e refluxo gastroesofágico , afetando diretamente a função de remineralização da saliva, danificando os dentes e os deixando mais vulneráveis. O esmalte dos dentes é um tecido único e não se regenera, por isso, o ideal é investir na prevenção e proteção do esmalte contra os impactos que o estilo de vida de cada indivíduo traz.”
O esmalte dental é a parte mais dura de nosso organismo e a única proteção real que os dentes têm de ataques externos, principalmente da placa bacteriana, por isso, preservá-lo é fundamental para manter a saúde bucal.