Saúde, perguntado por lucashenriqueps2, 11 meses atrás

Porque as proteases são secretadas em sua forma inativa, e o quadro geral da ativação das mesmas no interior pancreático ?

Soluções para a tarefa

Respondido por kauan6927
2

Resposta:

O pâncreas é um órgão relativamente pequeno, que pesa em torno de 100g e tem cerca de 15cm de comprimento.

Glândula mista produz suco pancreático (que segue direto para o duodeno) e insulina (direto para a circulação), além de outros hormônios como glucagon e somatostatina.

Situa-se na porção superior do abdômen, próximo à coluna vertebral. È dividido m cabeça, corpo e cauda, sendo que a cabeça fica à direita do organismo (encaixada no duodeno) e a cauda à esquerda (próxima ao baço).

Possui em seu interior o ducto pancreático que leva o suco biliar do pâncreas para o duodeno

O pâncreas é subdividido em pequenos lobos, com ductos que penetram em ductos principais. Adiante com o ducto biliar, o ducto pancreático penetra no intestino delgado para liberar a secreção através de um pequeno orifício na parede da segunda porção do duodeno chamado de papila duodenal maior (que também recebe a bile).

Esta secreção é conhecida como suco pancreático, de qual aproximadamente 1,5 litros são produzidos diariamente. Ela contém enzimas capazes de digerir todos os tipos de alimentos – proteínas, gorduras e carboidratos. Estas enzimas são ativadas no intestino delgado quando necessárias. O suco pancreático é altamente alcalino, para ajudar a neutralizar a acidez do alimento que acabou de deixar o estômago.

No suco pancreático há enzimas digestivas capazes de atuar no processo de digestão: tripsina, lípase, amilase, quimiotripsina, calicreína, elastase, etc…).

ME MARCA COMO MELHOR RESPOSTA POR FAVORR

Perguntas interessantes