porque as partidas comuns são chamadas de pelada???
Soluções para a tarefa
Explicação:
Por que partidas de futebol mais informais aqui no Brasil são chamadas de "peladas"?
O Jogo da pela, é uma antiga tradição portuguesa do século XVI e é considerado o precursor do tênis. Era jogado com uma bexiga, que era enchida com uma seringa. {1}
Quando eu era criança ter uma bola era coisa muito rara e difícil. Na verdade o "dono da bola" era sempre tratado com extrema deferência e sempre era "escolhido" para jogar e não ficava no Gol.
Explicando. Nas peladas 2 meninos, normalmente os que melhor jogavam, ou 1 deles era o "dono da bola" que escolhia o primeiro jogador e a seguir era escolhido um para o outro time. Ou então os 2 melhores do grupo tiravam par ou ímpar para decidir quem escolhia primeiro. Os piores jogadores eram os últimos a serem escolhidos(ou 'sobravam"[2]) e geralmente ficavam no Gol, que ninguém queria. (Esta era normalmente a posição que me sobrava!!!!)
Quando não havia uma bola disponível jogávamos com uma bexiga de boi ou porco. Como elas furavam facilmente o bom era sempre ter alguma de reserva. Era sempre muito útil ter um relacionamento bom com o açougueiro do bairro. Em último caso jogava-se com uma bola feita com um monte de meias velhas.
Bola de meias velhas
Expliquei tudo isto para explicar como era a vida de futebolistas pobres há 60 anos atrás. Acredito que "pelada" vêm de "pela" ou "péla", que era o nome dado àquela bola de bexiga.
Bexiga de boi inflada usada como bola - Péla
Aí surgiu o plástico, que na época chamávamos de "matéria" (certamente oriundo de matéria plástica), emporcalhou o mundo, mas facilitou a vida de potenciais talentos futebolísticos pobres.
A "matéria" democratizou o futebol… E emporcalhou o Mundo
[1] Jogo da Péla, pêla, pella
[2] Os que sobravam tinham chance de entrar na partida e ficavam esperando que a mãe de algum dos jogadores o chamassse para fazer o tema ou executar alguma tarefa doméstica, como por exemplo ir no armazém comprar o pão. Neste caso os sobrantes iam para o gol e o goleiro ia para a "linha". Não tinha esta bobagem de ataque, meio de campo e defesa. Eram só 2 posições: O GOL OU A LINHA. Também não existia Juiz. As disputas mais acirradas eram decididas mesmo "no braço". Dava alguns sangramentos de nariz e inimizades eternas que, no entanto só duravam até a próxima pelada!