História, perguntado por flaviosilvadileski, 8 meses atrás

porque as igrejas tinham tanta influência na economia da idade média​

Soluções para a tarefa

Respondido por larissarbeiro
0
A economia na idade média era divida aos que possuíam mais influência política e dinehiro. A igreja serviu como um meio pra manter os princípios tradicionais da igreja e mover a economia.
A Igreja exerceu um papel preponderante como elo entre a cultura clássica, desenvolvida por gregos e romanos, e os novos valores cristãos. Em meio ao caos provocado pela queda do Império Romano e pela chegada dos povos bárbaros, o clero teve poder o suficiente para perpetuar as conquistas da Antiguidade, agora vistas sob a ótica do Cristianismo.

Na fragmentação político-social caracterizada pela disseminação dos feudos e por uma concentração da vida social no campo, o clero também foi responsável pela criação de vínculos entre as várias instituições medievais. Além do mais, a Igreja detinha então um terço do território produtivo em suas mãos, o que revela o intenso poder que ela exercia sobre a economia feudal.

A Igreja se valeu de vários mecanismos de poder para dominar a sociedade medieval, e os principais instrumentos foram o Tribunal da Santa Inquisição e as Cruzadas. Neste período, apesar do clero se apresentar como mediador entre Deus e a Humanidade, nem todos seguiam seus preceitos.
Perguntas interessantes