porque as cruzadas dos mendingos foram um fracasso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Em 1095, durante o Concílio de Clermont, o papa Urbano II convocou os exércitos de toda a Europa para lutar contra os “infiéis” muçulmanos que haviam tomado o controle da cidade de Jerusalém. A partir de seu pronunciamento, membros da classe nobiliárquica de todo o Velho Mundo organizaram os exércitos que integrariam a Primeira Cruzada. Contudo, o peso da ordem dada pelo chefe supremo da Igreja não causou efeito somente aos ouvidos dos nobres cavaleiros da época.
Enquanto os preparativos oficiais aconteciam, vários pregadores itinerantes correram o território europeu dando notícia sobre a decisão tomada pela Santa Sé. Entre esses propagadores do anúncio papal, Pedro, o Eremita, conseguiu mobilizar milhares de pessoas para a Cruzada dos Mendigos ou Cruzada Popular. Sem reconhecimento papal, uma verdadeira massa de pobres, ladrões e camponeses desvalidos se dispuseram a marchar em direção à Terra Santa.
A concentração dessa cruzada aconteceu na cidade alemã de Colônia e contou com o auxílio do cavaleiro Gautier Sans Avoir (“Galtério Sem Bens”). Costurando cruzes vermelhas em suas roupas, esse exército desprovido de qualquer ordem, dinheiro ou comida atravessou vários territórios realizando assaltos, pedindo esmolas ou realizando furtos. Quando atingiram a Bulgária, os integrantes dessa infame cruzada foram fortemente combatidos pelos exércitos locais.
Explicação: