porque alguns vírus não acometem pessoas mais de uma vez?
Soluções para a tarefa
Os vírus, bactérias e outros microrganismos causadores de doenças infecciosas estão presentes no ar, na água e no solo, com os quais interagimos constantemente em nosso cotidiano.
O sistema imunológico é a primeira linha de defesa do corpo contra agentes externos. Ele nos protege contra vírus, bactérias e microorganismos que poderiam facilmente nos matar se não o tivéssemos em perfeitas condições.
Em seu funcionamento, intervêm diferentes fatores que tornam seus mecanismos mais ou menos eficazes para neutralizar esses ataques.
A imunidade é um mecanismo de defesa do organismo. Interações com patógenos causam reações antígeno-anticorpo, o que constitui uma barreira defensiva contra infecções.
Quando o mesmo vírus ataca o corpo novamente, o sistema imunológico reconhece o vírus e age aplicando o mesmo mecanismo de defesa, assim as doenças não consiguem atacar as pessoas mais de uma vez. Porém isso não acontece com tudos vírus, bactérias e outros microrganismos porque alguns deles sofrem mutações geneticas, e toda vez que invadem não é reconhecido pelo organismo.
Resposta:
Vírus são agentes infecciosos bastante diminutos, constituídos por ácido nucleico e proteína. Como são destituídos de células e só têm metabolismo quando estão no interior de células hospedeiras específicas, não existe consenso entre os cientistas quanto ao fato de poderem ou não ser classificados como seres vivos. De qualquer forma, são considerados parasitas intracelulares obrigatórios, assim como algumas bactérias, tais como as clamídias.
Os vírus podem parasitar bactérias, plantas e animais. Na nossa espécie, por exemplo, tumores e uma gama de doenças, como catapora, herpes, rubéola, sarampo, varíola, poliomielite, raiva, dengue, febre amarela, mononucleose, gripe, caxumba, hepatites e AIDS; podem ser provocados por eles. Algumas doenças não surgem mais de uma vez em um mesmo indivíduo, enquanto outras podem se apresentar em mais de um episódio.
Explicação: