Português, perguntado por sandrinha43, 1 ano atrás

porque acontece o feminicídio???

Soluções para a tarefa

Respondido por laissantoss166
10

Por todos esses aspectos, é fato que dar ao assassinato de mulheres por motivação machista o nome de “feminicídio” não se trata de uma regalia. Ter, em lei, o reconhecimento dessa realidade não é um privilégio. Não há vantagem alguma em ser alvo do machismo, algo que elege a mulher como violável e assassinável por causa de seu gênero. Afinal, a mentalidade de quem comete um feminicídio é de que se vítima não age de acordo com seu lugar de mulher – que é ser inferior, submissa e obediente -, ela merece morrer, pois mulheres não merecem autonomia. Reconhecer o feminicídio como crime de ódio contra mulheres não é privilégio, é constatar a realidade milenar de que mulheres são preteridas e oprimidas.

Nenhuma mulher vai tirar qualquer vantagem de ter, em lei, o feminicídio reconhecido como crime motivado por machismo, uma vez que o preço desse reconhecimento é sua própria vida. A mulher morta não pode obter reparação ou indenização por ter sido assassinada.

Isso não quer dizer que homens também não sofram com os mais diversos tipos de violência. Há, por exemplo, homens que são mortos por serem negros. Nesse caso, estamos diante de uma violência que atinge homens e que precisa ser combatida. Esse enfrentamento acontece principalmente por parte do movimento negro brasileiro, que pauta o genocídio da população negra e confronta a violência policial. No entanto, não por acaso, as mesmas pessoas que questionam a validade da lei do feminicídio costumam ser aquelas que não aceitam refletir sobre o racismo; ou seja, não reconhecem que alguns homens são tratados como inferiores devido a cor da sua pele. Não seriam essas pessoas as verdadeiras portadoras de privilégio?


Perguntas interessantes