História, perguntado por Carolinesilva2609, 1 ano atrás

Porque a transferência da Corte Portuguesa para o Brasil contribuiu para o processo de independência?

Soluções para a tarefa

Respondido por fulvianicolly
1
chegada da Família Real ao Brasil, em 1808, ocorreu por conta de um processo de fuga que a Coroa portuguesa teve de empreender para não ser capturada pelas tropas napoleônicas que invadiriam o país como vingança pelo descumprimento do Bloqueio Continental - Portugal havia, por baixo dos panos, mantido seu comércio com a Inglaterra, inimiga mortal de Napoleão.

Dentre as consequências da chegada da Família Real ao Brasil nós temos o fenômeno de ruptura do pacto colonial: O Brasil tornara-se o centro do Império Português, ganhando universidades, status, abertura dos portos para o comércio com a Inglaterra (o que reduziu o poder português sobre o país) e outras instituições culturais e políticas importantes.

A chegada de maiores ideais e propostas de ordens diversas, demonstrava, aos interessados na Independência, que era possível, sim, separar-se de Portugal. 

Além disso, nota-se que após a recuperação, pelas tropas inglesas, das terras portuguesas na Europa, a presença do rei Dom João VI foi exigida pelas elites lusas, o que fomentou um distanciamento da colônia, que agora havia sofrido modificações profundas em sua estrutura.

Carolinesilva2609: Pode resumir pfvr?
fulvianicolly: foram vários os fatores, crescimento da economia, comércio com outros países e não mais apenas com a metrópole, pois a mesma agora era o Brasil. Como sede do governo agora reino unido de Brasil, Portugal e Algarves, seria muito difícil desfazer as estruturas de poder já consolidadas e voltar a se submeter à metrópole. Foi um processo irreversível, em todos os sentidos.
Perguntas interessantes