Porque a Sociologia foi retirada do Ensino Secundário ?
Soluções para a tarefa
Durante os momentos de ditadura em nosso país, o ensino de Sociologia sofreu uma série de revezes:
1.Em 1942, durante a ditadura da era Vargas, também conhecida pelo nome de Estado Novo, ocorreu a Reforma Capanema, que retirou a obrigatoriedade da Sociologia nos cursos secundários. A disciplina foi mantida somente no Curso Normal como Sociologia Geral e Sociologia da Educação;
2.Em 1961 ela volta como disciplina optativa;
3.Em 1971, durante a ditadura militar, o ensino de Sociologia sofreu o seu mais duro golpe. Ora era tida como disciplina optativa, mas não bem-vista, pois era associada, indevidamente, ao comunismo, ora era retirada da grade curricular básica e substituída pela disciplina de Organização Social e Política Brasileira (OSPB). Isso ocorreu com a Reforma Jarbas Passarinho (MORAES, 2003, p.7). Sua postura crítica diante da realidade não era bem-vista naquela época. Com o passar do tempo, muitas pessoas foram então esquecendo a importância da Sociologia para a formação geral de qualquer pessoa.
OBS:
É importante frisar que a Sociologia já esteve no currículo do Ensino Médio, mas foi retirada por razões ideológicas e políticas.
Ela volta pelo esforço de muitos que reconhecem a importância da construção de um olhar critico para a realidade como base na formação de qualquer cidadão e do papel que a Sociologia pode desempenhar nesse sentido.
Entre os anos de 1942 a 1971 a sociologia sofreu uma serie de revezes, por causa da sua postura crítica que diante da realidade não era bem-vista naquela época, e com o passar do tempo, muitas pessoas foram então esquecendo a importância da sociologia para a formação geral de qualquer pessoa, sendo assim retirada por razões ideológicas e políticas.