Porque a revolução francesa é considerada a mãe de todas as evoluções 2 por que Napoleão Bonaparte foi tão amado pelo povo francês e como também odiado 3 O que foi o bloqueio continental 4 Descreva os períodos da era napoleônica 6 Descreva as fases da revolução francesa O que foram as irmandades e como elas colaboraram para a formação da cultura Portuguesa no Brasil 8 como o bloqueio continental favoreceu a entrada da família real Portuguesa no Brasil 13 Qual a diferença entre a conjuração mineira e a baiana 9 Quais foram as principais mudanças ocorridas no Brasil com a chegada da família real portuguesa 11 Qual o papel da Elite do processo de independência do Brasil Preciso para hoje
Soluções para a tarefa
Porque a revolução francesa é considerada a mãe de todas as revoluções?
A Revolução Francesa é chamada de “mãe das revoluções”, pois inspirou as revoluções posteriores ocorridas na Europa. Além disso, ela definiu o caráter popular que elas viriam a ter.
Por que Napoleão Bonaparte foi tão amado pelo povo francês e como também odiado?
Napoleão Bonaparte foi amado pelo povo francês, pois foi um grande herói de guerra, tendo levado o país a diversas vitórias militares, evitando invasões estrangeiras. Foi odiado, pois tinha um caráter megalomaníaco no sentido de perpetuar o estado de guerra da França com outros países.
O que foi o bloqueio continental?
Foi uma tentativa de Napoleão para quebrar a economia inglesa. Nenhum país europeu poderia comercializar com a Inglaterra sob pena de ser invadido militarmente pelo exército napoleônico.
Descreva os períodos da era napoleônica:
Consulado (1799 - 1804): Napoleão era cônsul juntamente com outras duas pessoas que dividiam a importância de administrar o governo francês.
Império (1804 - 1815): Começou em 1804, após plebiscito, que perguntou se a população estava desejava Napoleão como imperador. Com a aprovação, Napoleão se autocoroou imperador e iniciou um projeto de expansão territorial e militar.
Governo dos Cem dias (1815): Após a fuga da ilha de Elba, Napoleão retorna ao governo francês como imperador. As potências europeias rivais organizam um exército para retirá-lo do poder e ele decide encontrá-los numa batalha. A Batalha de Waterloo é travada, Napoleão é derrotado e exilado na ilha de Santa Helena.
Descreva as fases da revolução francesa:
- Monarquia Constitucional: teve início com a Assembleia Nacional Constituinte que reunia membros da burguesia e aristocracia. Foi controlada politicamente pelos girondinos, que desejavam realizar apenas reformas discretas na sociedade francesa, e sofriam oposição dos jacobinos, desejantes de reformas mais profundas e populares.
- Primeira República: gradativamente os girondinos perdem influência, os jacobinos tomam o poder e começa um período chamado de Convenção, onde há um aprofundamento e radicalismo da revolução. O rei e rainha são mortos, medidas populares são tomadas abalando ainda mais as estruturas de poder e enfraquecendo a nobreza e a alta burguesia. Começa o período do Terror, com perseguições e mortes na guilhotina.
- Diretório: começou após um golpe em cima do Comitê de Salvação Jacobino, depondo Robespierre e colocando os girondinos de volta ao centro de poder. Várias medidas populares foram revogadas, o conservadorismo tomou conta do cenário político e o exército cada vez mais se envolvia com a política.
O que foram as irmandades e como elas colaboraram para a formação da cultura Portuguesa no Brasil?
As irmandades foram associações religiosas leigas que surgiram durante a Idade Média com o intuito de promover o culto a determinados santos católicos através de festas, trabalhos sociais e caridade. No Brasil, as irmandades ajudaram a difundir e fortalecer o catolicismo dentro da colônia e, involuntariamente, criar uma cultura de devoção a santos que perdura até hoje.
Como o bloqueio continental favoreceu a entrada da família real Portuguesa no Brasil?
Portugal desobedeceu o Bloqueio Continental francês e, sendo assim, foi invadido pelo exército napoleônico. Com medo de serem presos e executados, membros da família real portuguesa fugiram para o Brasil e passaram a administrar o reino a partir daqui.
Qual a diferença entre a conjuração mineira e a baiana?
A principal diferença entre as conjurações foi o caráter elitista da mineira e o caráter popular da baiana. Podemos afirmar isso, dentre outras coisas, por conta da Conjuração Mineira não ter como objetivo o fim da escravidão, o que foi presente na Conjuração Baiana.
Quais foram as principais mudanças ocorridas no Brasil com a chegada da família real portuguesa ?
Podemos citar:
- A elevação do Brasil a Reino Unido
- Abertura dos portos
- O fim do pacto colonial
Qual o papel da Elite do processo de independência do Brasil?
A independência do Brasil foi organizada pela elite agrária nacional, desejosa que no país não retornasse ao status de colônia. Assim, seus membros começaram a se organizar e discutir sobre o projeto e buscaram o apoio do príncipe regente Dom Pedro para tomar a frente como líder e fizesse a independência conforme seus anseios.