porque a população chilena deseja alterar a sua constituição do período ditatorial
Soluções para a tarefa
Explicação:
Após mais de um ano de protestos populares, população chilena vai ainda em outubro às urnas para decidir se finalmente muda a constituição criada sete anos após o golpe de 1973.
*Mathias Boni / assuntos internacionais
Em outubro, a “Primavera Chilena” completa um ano. Foi neste mês, em 2019, que os primeiros protestos tomaram as ruas de Santiago. O que iniciou como uma manifestação contra o preço das tarifas do metrô na capital chilena virou uma onda contra o governo do presidente Sebastián Piñera, pedindo reformas sociais e econômicas, que varreu o país e levou milhões de chilenos às ruas, produzindo imagens que rodaram o mundo todo.
O povo chileno alcançou conquistas concretas através das manifestações, e a principal delas provavelmente foi a convocação de um plebiscito para decidir pela renovação da atual constituição, elaborada em meio à ditadura de Augusto Pinochet. Agora, em 25 de outubro, e pouco mais de 50 anos após a eleição de Salvador Allende, em setembro de 1970, os chilenos finalmente terão a chance de superar a Carta Magna criada para legitimar de 11 de setembro de 1973, liderado por Pinochet.
Em tempos de polarização política e retrocessos em democracias mundo afora, o Humanista foi saber como está sendo o processo que levará a população chilena a escolher o futuro do seu país em breve.
Espero ter ajudado !!!