História, perguntado por raquelkurgan, 1 ano atrás

Porque a fundação de colônias era importante para os gregos

Soluções para a tarefa

Respondido por emillythaysa
1
Cercada de lendas, esta cidade nasceu no norte da África. Seu fim foi triste a ponto de fazer chorar um general romano. 

Cartago foi uma potência do mundo antigo, disputando com Roma o controle do Mar Mediterrâneo. Dessa disputa originaram-se as três Guerras Púnicas, após as quais Cartago foi destruída. 

porto circular de Cartago 

Das cidades fenícias, Tiro era a mais importante, chamada a pé**** do oriente. Grandes comerciantes, exímios navegantes, os fenícios compravam, vendiam e dominavam os mares, povo pacífico, sua riqueza se baseava no comércio. 

construção de Cartago - Joseph Mallord William Turner 
A história ou lenda da fundação de Cartago começa por volta de 814 a.C. nos versos do poeta Virgílio. 

O rei de Tiro, Mutto, tinha dois filhos, Pigmalião e Elisa. Com sua morte eles herdam o reino. 

Pigmalião desejando governar sozinho, mata o marido de Elisa. Esta de nada sabe e continua pensando que o marido estava vivo. Até que um dia, Sicharbas (o marido) aparece no sonho de Elisa e lhe conta toda a verdade, pedindo para que ela fuja de Tiro. 

Para a fuga, ela desenterra o tesouro que o falecido marido lhe indicara onde estava. Na surdina, Elisa prepara navios, escravos e convence os nobres descontentes a se juntarem a ela. Assim ela foge rumo ao ocidente. 

Seus navios fazem escala em Chipre onde embarca o sacerdote de Zeus e 80 virgens que Elisa leva, para se casarem com os nobres tírios embarcados. 

Desse ponto em diante, Elisa passa a ser chamada Dido, A Errante 

A lenda prossegue com a chegada à costa africana, e as negociações com os nativos para ocupar terras. Os nativos eram líbios da tribo dos maxios. Conta a lenda que Dido só poderia ocupar o tanto de terras que fosse coberto por uma pele de boi. 

Vamos atentar ao fato de que Dido, era fenícia (não poderia negar a fama de bons negociantes de seu povo) então ela cortou a pele em tiras bem finas e com elas rodeou uma colina que foi chamada Byrsa (pele de boi em grego). 

Assim foi fundada a cidade chamada Kart-Hadasht (nova capital) em fenício. 

localização de Cartago no Mediterrâneo 
Cartago (do fenício Kart-Hadasht, ou Qrthdst, isto é « Nova Cidade », em árabe قرطاج (Qartaj) ) é uma antiga cidade, originariamente uma colônia fenícia no norte da África, situada a leste do Lago de Túnis, perto do centro de Túnis, na Tunísia. 

Neste local o mar Mediterrâneo se estreita, entre a costa africana e a Sicília. 

Local de clima agradável, o deserto impedia qualquer ataque vindo do interior. Por mar, nem pensar, porque seria enfrentar os maiores navegantes da época.

Os fenícios escolhiam os locais para fundar seus entrepostos baseados na estratégia comercial. O local deveria ser de fácil acesso por mar, ter portos protegidos em baías amplas e ter facilidade de acesso a matérias primas e pontos de venda. 
Perguntas interessantes