Matemática, perguntado por Gateswang, 1 ano atrás

Porque a função f : IR ----> IR f(x)=\frac{2x-1}{3} é uma função sobrejetiva?

Soluções para a tarefa

Respondido por trindadde
2
Olá!
 
       Note que não há nenhum valor real sobre o qual é impossível calcular a função, isto é, dá para calculá-la para qualquer x.
  
       Dizer que uma função é sobrejetiva, é o mesmo que dizer que, dado um valor no contradomínio (neste caso, os   \mathbb{R}  ) sempre existirá algum x no domínio (para esta função o domínio também são os  \mathbb{R})   de modo que   f(x)=y.


       Ou seja,  para todo   y\in\mathbb{R},\exists f^{-1}(y)=x.


      Portanto, a função é sobrejetora.
 
      Uma outra forma de enxergar isso, é vendo que a sobrejeção é o mesmo que dizer que o contradomínio é igual à imagem da função. Neste caso, para provar a sobrejeção, deve mostrar que

contradomínio  \subset   imagem



imagem   \subset   contradomínio,

ou seja, que contradomínio = imagem.



Bons estudos!

Gateswang: Uma pequena questão. Na prova teremos de provar com exemplos que não existe nenhum valor real sobre o qual é impossível calcular a função ou existe outra maneira de provar?
trindadde: Basta dizer que pra todo y no contradomínio existe x no domínio tal que f(x) = y, ou seja, todo mundo no contradomínio é imagem de alguém do domínio.
Gateswang: No caso de não ser sobrejetiva, existe algum método para identificá-las?
trindadde: Daí vc tenta provar as inclusões (ou seja, mostrar que o contradomínio está contido na imagem e que a imagem está contida no contradomínio). Uma delas não vai dar para mostrar, daí conclui que não é sobrejetiva. Ou, caso você identifique logo de cara algum elemento do contradomínio que não é imagem de ninguém do domínio, basta citá-lo como contra-exemplo e concluir que não é sobrejeção.
Gateswang: Entendido. Obrigado pela ajuda!!
trindadde: Por nada!
Perguntas interessantes