Geografia, perguntado por analuizaboneka, 10 meses atrás

Porque a franca assinou o tratado de proibição de teste neucleares explique

Soluções para a tarefa

Respondido por LuecioJD
0

Resposta:

a ilha mais povoada da Polinésia, cuja população triplicou durante os anos de testes nucleares, de 50 mil habitantes para mais de 150 mil, foi exposta a níveis de radiação 500 vezes maiores que o máximo recomendado.

Uma equipe de médicos franceses calculou em 2006 que os casos de câncer aumentaram nas ilhas por culpa dos testes nucleares. Apesar de os testes terem terminado há quase duas décadas, cientistas e pesquisadores ainda se recusam ir às ilhas onde as experiências ocorreram, por isso os estudos sobre a proliferação de resíduos e níveis de contaminação são incompletos.

De acordo com o pedido, uma comissão independente deverá determinar a extensão do dano causado pelos testes na região e a quantia que será cobrada do governo de François Hollande. Anteriormente, o conjunto de ilhas pretendia reivindicar um pagamento de US$ 930 milhões pelo prejuízo causado.

A este valor seria preciso somar mais US$ 132 milhões, que o Legislativo polinésio reivindicaria pela ocupação dos atóis, que ainda permanecem sob o controle das Forças Armadas francesas.

O líder opositor Oscar Temaru, do partido Tavini Huiraatira, que é favor da separação da França, acusou o governo francês de crimes contra a humanidade e ameaçou levar a resolução para as Nações Unidas já que, em sua opinião, faz parte do legado colonial.

No dia 24 de agosto de 1968, a França detonou a primeira bomba de hidrogênio com uma carga de 2,6 megatons em Fangataufa, que à época contava com o apoio da maioria da população local.

O país europeu começou a última etapa de testes nucleares em 1995, após completar os três anos de moratória, provocando um boicote internacional contra os produtos franceses.

Em janeiro de 1996, a França realizou seu ultimo teste nuclear e assinou o Tratado de Proibição Completa dos Testes Nucleares (CTBT).


luolidi: oi tudo bem
Perguntas interessantes