Saúde, perguntado por Raneemmanuelle3355, 1 ano atrás

Por epidemiologia entende-se, segundo definição, a ciência que estuda as epidemias, onde são averiguados determinantes sociais, ambientais, genéticos e exposições dos indivíduos a agentes tóxicos, microbiológicos entre outros, que causam doenças, incapacidades e até mesmo morte. Transição epidemiológica abrange três mudanças básicas: substituição de doenças transmissíveis (tuberculose, hanseníase) por doenças não transmissíveis (osteoporose, demência) e causas externas dentre as primeiras causas de morte; deslocamento da carga de morbimortalidade dos mais jovens para os mais idosos e transformação do predomínio de mortalidade para morbidade.No que diz respeito ao conceito e ao processo conhecido como transição epidemiológica, assinale a opção correta.

Soluções para a tarefa

Respondido por samarafoouor9q
165
Acabei de responder....
Refere-se a modificação dos padrões de morbidade, invalidez e morte que caracterizam uma população

juguelanjo: De acordo com a Conferência Internacional sobre a Promoção da Saúde, em 1986, em Ottawa, a Saúde é um conceito
fotografiaeteroxhhl6: Certa resposta! Obrigada!
Respondido por sabercompartilhado1
0

Transição epidemiológica consiste nas mudanças que ocorrem  ao longo do tempo  nos padrões de morbidade, invalidez e morte de uma determinada população. Essas mudanças  ocorrem juntamente  com outras de ordem demográfica, social e econômica.

Transição Epidemiológica no Brasil

A transição epidemiológica no Brasil ocorre de forma diferente do que é vivido pelos dos países desenvolvidos. Aqui não há a substituição de problemas velhos por novos e sim a coexistência de ambos com a predomínio das doenças crônico-degenerativas.

No Brasil a transição epidemiológica abrange  três mudanças básicas:

  • Entre as primeiras causas de morte, ocorre a substituição das doenças transmissíveis/ infecciosas por doenças não transmissíveis.
  • Existe um deslocamento da maior mortalidade dos grupos mais jovens aos grupos mais idosos.
  • Com o deslocamento da mortalidade aos grupos mais velhos cria-se uma predominância da mortalidade por doenças crônicas.

Assim podemos concluir que concluir que a transição epidemiológica no Brasil vem se alterando com o passar do tempo e doenças infecciosas vão dando lugar a doenças crônicas em função de um aumento na população mais idosa.

Aprenda um pouco mais sobre transição epidemiológica aqui: brainly.com.br/tarefa/13401182

#SPJ2

Perguntas interessantes