Química, perguntado por icmorethroseane, 1 ano atrás

porque a energia de ionização do B é menor do que Be',e O é menor do que N?

Soluções para a tarefa

Respondido por Silasss12
16
Energia de Ionização é a quantidade de energia necessária para retirar elétrons.
Se olhar na tabela periódica perceberá que o Boro possui 5 eletrons em suas camadas e o Berílio apresenta 4.
O último elétron do Boro está mais distante do núcleo então a atração do núcleo - eletrosfera será menor e será mais fácil retirá-lo, quanto mais perto do núcleo mais difícil será retirar o elétron, como o Berílio possui menos elétron que o Boro significa que seus elétrons estarão mais próximos do núcleo e consequentemente serão mais difíceis de serem retirados. Por isso a energia de Ionização do Boro e menor que a do Berílio. Isso vale também para o Oxigênio e nitrogênio.
Porém precisa-se atentar que essa condição vale somente para elementos de um mesmo período( camadas eletrônicas) , se forem de períodos diferentes o de maior camadas eletrônicas será o que tem maior energia de Ionização.

Espero ter ajudado.
Respondido por guilhermemoraes18
31

Resposta:

Não é bem isso que o Silas disse não. Normalmente a energia de ionização aumenta da esquerda para a direita e de baixo para cima (na Tabela periódica). Isso ocorre devido ao aumento da carga nuclear efetiva, ou seja, a atração que efetiva que o núcleo exerce nos elétrons aumenta com o aumento do numero atômico. Esta exceção do Be para o Boro se dá devido a distribuição eletrônica dos átomos. Be: 1s2 2s2 ;  B: 1s2 2s2 2p1 . Percebe-se que o Boro apresenta apenas 1 elétron no sub-nível p (o qual é degenerado, os orbitais possuem mesma energia). Esse único elétron no sub-nível p  provoca a quebra de degenerescência, e o sistema necessita fornecer uma energia para manter esta degenerescência. Por conta disto, fica mais fácil remover um elétron que apresenta um gasto energético para manter a degenerescência do que remover um elétron do Be. Como ocorre uma remoção de um elétron mais facilmente, o Boro apresenta uma menor energia de ionização. O mesmo ocorre com o N e O. A distribuição eletrônica do N: 1s2 2s2 2p3 (o subnivel p apresenta um elétron em cada orbital, mantendo a degenerescência). Já o O: 1s2 2s2 2p4 (no oxigênio há a quebra da degenerescência pois um dos 3 orbitais p terá 2 elétrons enquanto o os outros dois restantes apresentam apenas 1). Torna-se mais favorável energeticamente remover um elétron do oxigênio do que um do nitrogênio.  

Explicação:

Perguntas interessantes