História, perguntado por Edilene1221, 1 ano atrás

PORFAVOR PRECISO DISSO PRA HOJE !!! 1°aponte os interesses do brasil na bacia do prata e o choque desses interesses com o buenos aires 2° organize uma lista de rasoes que levaram o brasil e a argentina e o uruguai a guerra contra o paraguai 3° relacione a guerra do paraguai com a crise da monarquia brasileira 4° relacione 4 causas da proclamaçao da republica no brasil 5° explique a questao abolicionista


jnelsonprof: Desculpe, faltou a 5) O processo abolicionista foi longo e desgastante para o Império. Já em 1850 houve o fim (desta vez para valer) do tráfico Negreiro. A abolição foi lenta, e se não fosse a princesa Isabel em 1888, a escravidão so terminaria depois de 1920!. Veja "Lei Saraiva - Cotegipe".
jnelsonprof: Aliás, o fim da escravidão retirou do imério seus últimos apoiadores - a aristocracia rural. O "Golpe de Estado" que derrubou o Império era ´so uma questão de tempo. . .
Edilene1221: Muito obrigado!!!
jnelsonprof: P.S. Parte da "alta cúpula" do Exército se recusava a aceitar uma mulher (A Princesa Isabel) como Imperatriz. E ainda por cima casada com um estrangeiro ! (O Conde D'Eu)
Edilene1221: Muito obrigado!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por jnelsonprof
1

1) No 1º reinado, o Uruguai fazia parte do Brasil. Após a independência da "Província Cisplatina" o foco mudou para impedir a expansão da Argentina para o Norte (o RS).

2)O ditador do Paraguai (Solano Lópes)exigia uma "saída para o mar" e acreditava poder conquistar pela força das armas parte do Rio Grande do Sul e do Uruguai.(esta é uma explicação oficial - há controvérsias).

3)Os oficiais de alta patente do exército queriam uma maior participação na política decisória do Império, governado por civis. (o Ministro da Guerra era um civil!), e após a morte do Duque de Caxias (1880), um crescente sentimento de insatisfação espalhou-se por parte das altas patentes do exército (a Armada - marinha- era neutra ou pró Império).

4)Foram as questões militar, religiosa e abolicionista. Politicamente falando, este era o tripé que sustentava a monarquia. Parte do Exército era profundamente retrógrado e conservador. A Igreja dissociou-se do Império devido à questão do Papado contra a Maçonaria; e por fim a abolição retirou o apoio da elite agrária carioca que ainda sustentava o Império.

Espero ter ajudado.


Edilene1221: Muito obrigado!!!
Perguntas interessantes