Biologia, perguntado por SophiaEdmom, 1 ano atrás

Por que uma pessoa que usa fones de ouvido diariamente com o som muito alto, ao passar dos anos pode perde parte da audição?

Soluções para a tarefa

Respondido por estudantemsv
4
o som é uma onda mecânica de pressão, ou seja, as moléculas do ar alteram a sua pressão em uma frequencia determinada, o que nós chamamos de vibração. Esta vibração é transmitida ao ouvido por uma membrana conhecida como timpâno. Para o tímpano vibrar, É preciso que ele esteja tensionado.. alguns músculos são responsáveis por mantererem o timpano assim, esticadinho. Esses músculos também são responsáveis por atenuarem o som de alto volume. Quando a gente se expoe a sons muito volumosos, estes músculos relaxam um pouco deixando o tímpano vibrar mesmo (como se vc tivesse deixado a membrana do tambor mais frouxa). Isso é um mecanismo protetor. Só que se você abusar desse mecanismo, o músculo perde a capacidade de manter o tímpano tensionado. Consequentemente, você vai perder a capacidade de ouvir sons de volume maior. Aí, você, sem perceber isso, vai aumentar ainda mais o volume, cada vez diminuindo mais a sua capacidade auditiva.

espero ter ajudado!!

SophiaEdmom: Então minha professora explicou em sala esta questão mas não me lembro bem oq na vdd ela falou só me lembro que esse som alto mata ''celulas'' ou nao sei o que que prejudica a audição eu queria uma resposta que pelo menos se parecesse a isso vc tem alguma ideia de cm pode ser?
estudantemsv: Entendi guria!! mas tenho quase certeza de que os fones não MATAM as células pq elas nao ficam expostas assim. quando aprendi sobre esta questão, o professor colocou ênfase de que se houver um som muito volumoso, os tímpanos vibram muito.. e dai o musculo nao tem mais muita capacidade de manter o timpado tensionado... é matéria de prova? pq se for, se vc colocar isso que eu te disse, vc acerta a questão sim, guria!!
SophiaEdmom: Ata mto obrigada !!
Respondido por Vivian878768
4

Resposta: Exposição constante aos sons altos pode causar danos irreversíveis para a audição. Um dos fatores que influenciam o aumento de casos em pessoas abaixo dos 60 anos é a exposição ao som muito alto ou o uso inadequado dos fones de ouvido.

Perguntas interessantes