Por que uma grande chaminé geralmente quebra em duas ou mais partes
quando está caindo?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
De acordo com as Leis de Newton, o movimento descrito pelo Centro de Massa (CM) de um corpo depende apenas das forças externas exercidas sobre ele. Assim, se um corpo estiver sujeito a um campo gravitacional externo uniforme, como o existente nas proximidades da superfície da Terra, e livre de outras ações exteriores, seu CM será acelerado verticalmente para baixo à razão de 9,8 m/s 2, aproximadamente.
Entretanto, se esse corpo não for rígido, é possível que existam interações entre as suas partes. Nesse caso, enquanto o CM descreve efetivamente um movimento de queda livre, algumas partes podem sofrer acelerações maiores ou menores do que a aceleração da gravidade.
Há duas forças atuando, seu próprio peso e a força elástica.Ou seja, a intensidade da força resultante sobre ele é maior do que o seu peso.
Ao cair, sua extremidade superior estará sujeita a uma aceleração maior que a aceleração da gravidade. Suas deformações e forças elásticas são maiores na parte de cima do que na parte de baixo.
Ou seja, a ponta inferior da chaminé “paira” estática por algum tempo, enquanto a parte superior experimenta uma aceleração inicial muito maior do que a da gravidade, fazendo com que ela venha a se partir.