História, perguntado por maparecidadeol84, 3 meses atrás

Por que titas e deuses entraram em conflito nos tempos mitológicos da Grécia Antiga?

Soluções para a tarefa

Respondido por bisbandna
0

Resposta:

Para entendermos por qual motivo deuses e titãs entraram em conflito, devemos entender que: Urano (considerado o céu) e Gaia (considerada a terra) casaram-se e tiveram doze filhos, seis mulheres e seis homens (os deuses). Urano temia que seus filhos se virassem contra ele e tomassem seu trono e com isso, ele fez de tudo para impedir que suas paranóias se concretizassem. Mas Gaia incentivou que os filhos se revoltassem contra o pai. O líder da revolta foi Cronos, que cortou as genitálias do pai em um momento de distração.

O sangue de Urano ao cair na Terra gerou os mares, as montanhas, as florestas e as erínias, e o seu esperma gerou a deusa Afrodite. Cronos libertou seus outros irmãos e casou-se com sua irmã titânide Reia e antes de Urano ser completamente derrotado, ele profetizou que assim como ele, Cronos também seria derrotado por um de seus filhos. Com isso, Cronos exige que seus filhos sejam entregues um a um para que ele os devore. A mãe entrega todos menos o último, Zeus.

Reia entrega Zeus às ninfas (seres elementares) ou, em outras versões, aos centauros. Já adulto, Zeus se disfarça e dá a seu pai uma poção (que havia recebido de sua primeira esposa a titânide Métis) que o faz vomitar seus irmãos já adultos.

Zeus, já grande o suficiente, e apoiado pelos irmãos libertos, inicia a Titanomaquia. Nessa luta que durou dez anos, os deuses posicionaram-se no monte Olimpo e os titãs adversários, convocados por Cronos, no monte Ótris. Tiveram, ainda, a ajuda dos titãs hecatônquiros, gigantes e ciclopes que forneceram a Zeus suas armas.

Após anos de guerra, os olimpianos já estavam chegando à vitória, mas os titãs usam sua última arma e das profundezas do tártaro sai uma besta colossal e sombria, Tifão, uma criatura extremamente forte que desafia Zeus, um último desafio para os deuses reinarem sobre o universo. Horas se passaram de luta entre Tifão e Zeus, Zeus domina a luta e com um raio muito forte acerta Tifão, que cai de novo nas profundezas do Tártaro junto com os demais titãs, Enfim, Zeus se torna o rei do universo.

Vitoriosos, os "olímpicos" banem os titãs para o Tártaro, junto com Érebo.

Os titãs Céos, Oceano, Tétis, Mnemosine, Prometeus e Têmis não participaram da titanomaquia e mais tarde foram incorporados ao panteão grego. Assim como houve titãs, como Styx, que apoiaram Zeus.

Explicação:

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes