Filosofia, perguntado por tauananascimento800, 9 meses atrás

Por que sócrates é considerado o" Patrono da filosofia"? De que forma essa questão se relaciona com o mito da caverna de Platão? Explique.

Soluções para a tarefa

Respondido por williamsantosdeolive
1

Resposta:

A filosofia se baseia na busca pelo conhecimento ainda desconhecido e na reflexão sover aquilo que ja conhecemos. Sócrates com sua famosa frase " só sei que nada sei" queria dizer que a única forma do homem aprender algo é reconhecendo que não sabe, Sócrates eea um homem que perguntava, e em seus diálogos narrados em alguma livros percebemos que Sócrates nunca começa uma conversa para defender oque ele acreditava mas sempre quando começava uma conversa Sócrates se colocava na posição de ignorante querendo chegar através da dialética ao conhecimento verdadeiro sobre um devido assunto. por isso Sócrates é considerado o patrono da filosofia.

como uma pessoa que buscava o conhecimento e gostava de refletir sobre oque ja era conhecido, Sócrates não acreditava nos mitos gregos pois estes mitos mostravam os deuses sendo semelhantes aos homens tendo sentimentos como o de vingança. em sua morte Sócrates foi acusado de ser uma ma influência para os jovens e de está pregando novos deuses. isso se relaciona ao mito de Platão pois Platão em seus livro " a República" onde ele cita o mito da caverna ele está falando sobre alguém que conhece algo novo e esta além do senso comum e quando ele volta a caverna as pessoas que ainda estão presas ao senso comum querem mata-lo isso mostra perfeitamente Sócrates o homen que consegui são da caverna e ao volta para a caverna para tenta liberta os outros presos esses presos o mataram no caso esses presos são os atenienses que através da democracia ou seja de uma votação, a maioria voto a favor da morte de Sócrates. assim Platão também faz sua crítica à democracia mostrando que nem sempre aquilo que é certo, verdadeiro, e bom está do lado que tem mais votos ou seja a maioria.

Perguntas interessantes