Sociologia, perguntado por umpedro84, 5 meses atrás

Por que se diz que na Era Vargas os direitos sociais tiveram grande destaque?​

Soluções para a tarefa

Respondido por renatoxavier595
0

Resposta:

A Era Vargas foi o período de quinze anos da história brasileira que se estendeu de 1930 a 1945 e no qual Getúlio Vargas era o presidente do país. A ascensão de Vargas ao poder foi resultado direto da Revolução de 1930, que destituiu Washington Luís e impediu a posse de Júlio Prestes (presidente eleito que assumiria o país).

Ao longo desse período, Getúlio Vargas procurou centralizar o poder. Muitos historiadores, inclusive, entendem o período 1930-1937 como a “gestação” da ditadura de Vargas. Vargas também ficou marcado pela sua aproximação com as massas, característica que se tornou muito marcante durante o Estado Novo.

Permaneceu no poder até 1945, quando foi forçado a renunciar à presidência por causa de um ultimato dos militares. Com a saída de Vargas do poder, foi organizada uma nova Constituição para o país e iniciada outra fase da nossa história: a Quarta República (1946-1964).

Respondido por Ericaeriksoares
0

Resposta:

O tema do artigo A Era Vargas e a construção da cidadania, problematiza os avanços e recuos da cidadania, cujo recorte temporal abrange o período de 1930 à  1964. A escolha do período decorre do fato de que a Revolução de 1930 representou um marco na história contemporânea, com avanços e recuos nos direitos sociais, políticos e civis. Até 1930 o povo brasileiro não tinha lugar no sistema político, não havia um sentimento nacional consolidado. O Brasil era uma realidade abstrata. O envolvimento do estado simbolizado pela figura de Getúlio Vargas nos movimentos sociais, conferiu ganhos a cidadania, mas manteve-a atrelada ao estado como se fora uma concessão do poder central.

Explicação:

Bons estudos

Perguntas interessantes