Por que quando aumentamos o volume, a pressão diminui? (Isso a temperatura constante). Não faz sentido se a gente pensar o seguinte: temos um recipiente, nele, há um gás, aumentando o volume do gás, ou seja, sua quantidade, o recipiente vai ficar mais "apertadinho"
Soluções para a tarefa
isso de deve a formula
P = f /a
pressão = força sobre área
logo se você esta aumentando o volume vc aumentando o volume você aumenta a área e com uma base grande em uma fração o resultado será menor . entendido?
Porque a relação entre pressão e volume é inversamente proporcional, ou seja , quando aumenta o volume diminui a pressão e vice-versa. Para isso, basta usar a equação geral dos gases ideias em uma transformação isotérmica
P1.V1=P2V2, em que P1=P2V2/V1 ou V1=P2V2/P1
-aumentando o volume do gás, ou seja, sua quantidade, o recipiente vai ficar mais "apertadinho"
Na verdade, não funciona bem assim, uma vez que esse conceito é de uma transformação isovolumétrica. Não se aumenta o volume de um gás sem aumentar o do recipiente ou diminuir a pressão exercida sobre ele. Visto que a pressão é consequência direta da inercia das partículas gasosas em choque com as paredes do recipiente. Também é preciso entender que o volume dos gases é relativo , ou seja, pode ser ajustável dependendo da situação e a pressão coordena a densidade relativa deles. Sem dizer que de acordo com a equação de Clapleyron , exite uma relação direta entre a molaridade e as variáveis de pressão e volume (P.V=nRT), para cada variável fixa. Ou seja , o volume molar vale 22,litros para uma parcela fixa de pressão e vice versa .