Por que precisa inverter a fração quando se trata de regra de tres inversa?
Quero uma explicação detalhada, sempre os profs nos pedem pra inverter, mas nunca explicam a fórmula, do porquê por trás disso.
Soluções para a tarefa
A regra de 3 é apenas um método. Infelizmente, não é frequente o ensino do porquê de muitas coisas na matemática (bhaskara, regra de 3, etc). Porém, esse método pode ser explicado pelas definições do que são grandezas direta e inversamente proporcionais.
Quando duas grandezas são diretamente proporcionais, a divisão entre elas é constante. Desse princípio que vem a regra de 3 direta. Digamos que A está para B, assim como C está para x (incógnita). Podemos escrever essa relação de acordo com a primeira afirmação (divisão é constante) ou de acordo com regra de 3:
- Divisão é constante
(constante)
•Então:
ou (I)
-Daí que nasce a regra de 3. Se multiplicarmos em cruz, obteremos o resultado de x.
- Regra de 3
A => B
C => x
•Multiplicação em cruz
-Repare que o resultado é exatamente o mesmo. Portanto, a regra de 3 direta é apenas uma igualdade entre razões (ou frações, como preferir).
No entanto, em grandezas inversamente proporcionais, o produto é constante. Ao estabelecer a mesma relação de antes (A está para B, assim como C está para x), temos:
- Produto é constante
•Então:
**
(II)
-Compare agora as equações marcadas por (I) e (II). Um dos termos está invertido, correto? Logo, se invertermos os termos, podemos alternar entre regra de 3 direta (grandezas diretamente proporcionais) e regra de 3 inversa (grandezas inversamente proporcionais). Por isso que na regra de 3 inversa invertemos os termos
- Regra de 3
A => B
C => x
•Inversão
A => x
C => B
•Multiplicação em cruz
**(mesma relação que estabelecemos lá em cima)
-Como chegamos à mesma relação, também chegaremos ao mesmo resultado de x. Assim, a regra de 3 inversa é apenas uma igualdade entre produtos.