História, perguntado por Lara0511, 1 ano atrás

por que portugal rejeitou o plano de colombo de chegar ao oriente navegando pelo ocidente ? indentifique a motivaçao religiosa de colombo ao propo sua grande viagem

Soluções para a tarefa

Respondido por wintersayajin
4

A razão principal tinha a ver com a convicção de Portugal de que, para chegar às Índias, precisava contornar o litoral africano.


Em 1485 Colombo apresentou um projecto ao rei de Portugal, D. João II, para atingir as Índias via Ocidente. O projecto foi recusado pois Portugal estava determinado a chegar à Índia pela costa de África. Mas Colombo que buscava financiamento, com a recusa portuguesa, ofereceu os seus serviços a Inglaterra e a França, sendo mais uma vez recusado. Só lhe restava a Espanha.


Numa primeira análise ao seu projecto uma comissão da Universidade de Salamanca recusou-o sob o argumento de que era impossível chegar ao Oriente pelo Ocidente, uma vez que a Terra era plana. Era um tipo de argumento que Colombo nem se atrevia a contestar, sob pena de ser condenado pela Santa Inquisição.


Mas em 1492 um acontecimento viria a mudar tudo a favor do navegador genovês....Espanha tinha conseguido reconquistar Granada e aproveitando esse clima de festa e euforia que reinava, conseguiu finalmente convencer a coroa espanhola com promessas de riqueza e expansão da fé.


Assim em Agosto de 1492 saíram do porto de Paios 3 navios, a nau "Santa Maria", comandada por Colombo, e as caravelas "Niña" e a "Pinta''


Motivação: Pois naquele período a igreja católica estava em crise por causa das ideia antropocêntricas, ou seja, perderam fiéis, pois os mesmos não acreditavam mais tanto nas doutrinas cristãs. Com isso a igreja, em busca de novas pessoas (indios) para catequizar, apoiou as viagens de Colombo.


Resumindo...


A motivação religiosa  de Colombo era a busca de novos fiéis, para aumentar o contingente de pessoas na igreja, livrando-a da crise.


Lembrando que ele sempre foi apoiado pela a igreja.

Perguntas interessantes