por que Portugal acionou seu interesse na Colônia americana
Soluções para a tarefa
Com a ajuda financeira dos moradores do Rio de Janeiro, Dom Manuel organizou uma expedição, formada por sete barcos, soldados, presidiários e índios, fundando, em 1680, a Colônia do Sacramento (atual cidade de Colônia, no Uruguai), em frente a Buenos Aires. ESPERO TER AJUDADO !!!!!
o interesse português vem antes dos investimentos em colonização, vem do desde a Viagem de Cabral para o Brasil
A Escola de Sagres, onde acontecia o investimento em estudos da navegação (se comparada com a escola como conhecemos hoje) Pedro Alvares Cabral era um dos “professores master”, logo, uma missão que arriscaria sua vida não saiu barato, tendo o rei assinado um contrato que sustentaria a família de Cabral caso a embarcação afundasse.
Pero Vaz de Caminha, funcionário público foi mando nessa missão para registrar e provar para o rei que estes chegaram no Brasil. Caminha = “homem do cartório” o que ele fala é verdade.
Se essa viagem fosse um “ônibus de sacoleiro”, uma missão apenas para ir as Índias, por que levar o homem do cartório e o Professor Universitário? Fica claro o medo de outros tomarem posse da América Portuguesa. Essa viagem foi especialmente cara, mas as taxas de lucro foram por volta de 6.000%.
A importância das especiarias se deu na dependência do europeu na melhor qualidade de vida que o alimento conservado trouxe (pimenta e açúcar para conservar carnes em embutidos e frutas em compotas) e a invasão de produtos de luxo como a seda, porcelana e veludo. Com a vinda dessas mercadorias as casas de comércios começaram a ser especializadas e com vitrines para gerar o desejo de consumo – moda – (começou com os tecidos de luxo), essas lojas começam a vender a crédito deixando alguma coisa de garantia (pois esse comerciante também comprou a crédito). Com as grandes navegações e venda em larga escala causou uma maior uniformização da população mundial (mesmas roupas, mesmas franquias de lojas e restaurantes, mesmos dispositivos tec.).