Por que podemos afirmar que o Calvinismo se encaixava perfeitamente aos anseios da burguesia comercial do Países Baixos, França e Inglaterra?
Soluções para a tarefa
Oi oi
Explicação:
Em outras regiões da Europa o calvinismo ganhou diferentes nomes. Na Escócia, os calvinistas ficaram conhecidos como presbiterianos; na França como huguenotes; e na Inglaterra foram chamados de puritanos.
Na França (huguenotes) envolveram-se em guerras de religião que marcaram as lutas políticas do país. Possuíam luta de classes e os conflitos políticos assumiram um caráter religioso.
Na Inglaterra (puritanos) era ligado ao pequeno comércio, à pequena propriedade que produzia para o mercado.
Nos Países Baixos, os calvinistas estabeleceram a Igreja Reformada Neerlandesa.
Na Escócia, através da zelosa liderança do ex-sacerdote católico John Knox, a Igreja da Escócia foi estabelecida segundo os princípios calvinistas.
Resposta:
O calvinismo se difundiu na Inglaterra, na França e nos Países Baixos. A nobreza tradicional, a nobreza aburguesada e a alta burguesia também demonstravam as suas divergências econômicas e políticas no campo religioso.
O calvinismo foi considerado a religião dos comerciantes europeus, e todos esses países foram grandes comerciantes na época, a igreja cobrava impostos e taxas nos bancos o que fez a burguesia romper com a igreja e adotar essa nova doutrina religiosa que não criticava ou "tirava" dinheiro deles.
Espero ter ajudado! Bons estudos :)))