Filosofia, perguntado por Chris15331, 1 ano atrás

Por que Platão criticava o modelo democrático de Atenas?

Soluções para a tarefa

Respondido por tarefaju
95
A decadência de Atenas e crise que aconteceu depois da guerra, levou Platão a ter uma visão negativa da democracia como forma de governo, porque o instrumento de que se valiam os cidadãos para exercer ela estava  conduzindo eles a uma crise de valores. O uso da palavra tinha o objetivo de  fazer um jogo político, em que a forma e os propósitos para os quais ela era utilizada eram mais importantes do que os conteúdos e os significados que traziam. A prova final dessa  dos valores foi a condenação de Sócrates, que ganhou muitos inimigos por dizer que  os sábios das cidades estavam mentindo.

A condenação de Sócrates para morrer foi um dos fatos que motivou Platão a questionar os valores da democracia  e buscar outras formas de pensar sobre as questões da pólis, como a justiça 
Respondido por elamambretti
0

Platão criticava o modelo democrático de Atenas porque para ele, as pessoas comuns não deveriam interferir nos assuntos da pólis, pois não eram capazes de discernir sobre justiça ou possuir as qualificações necessárias para o bom governo.

Platão e a Sofocracia

Platão não acreditava na democracia, isto é, no governo do povo, pois não via discernimento, nem sabedoria nas pessoas comuns, que muitas vezes eram levadas pela ganância, a realizarem atos atrozes, como a condenação à morte de seu mentor Sócrates.

Platão acreditava na índole de caráter que poderia ser melhorado pelo conhecimento. Por isso, a sofocracia, o governo dos homens sábios, que longe da vaidade, poderiam conduzir as pessoas às melhores decisões sobre equidade e justiça.

Bons estudos!

Para saber mais sobre Platão e a República em: brainly.com.br/tarefa/22462502

#SPJ3

Anexos:
Perguntas interessantes