por que os seres vivos terrestres não conseguem excretar amônia e ao invés disso excretam substância menos tóxicas ?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Explicação:
O excesso destes excretas nitrogenadas leva o corpo a uma quebra da homeostase. O acúmulo de amônia leva a uma intoxicação, com sintomas de vômitos, perda de vontade de comer alimentos ricos em proteínas, interrupções que cessam e recomeçam na coordenação dos movimentos musculares voluntários, irritabilidade, letargia e atraso mental.
No ser humano o resultado final do metabolismo das purinas gera o ácido úrico e o excesso de ingestão de alimentos que contenham purinas irá provocar o acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações, ossos e rins, o que pode gerar uma doença reumática chamada de gota, um processo inflamatório muito doloros
Resposta:
Os seres vivos terrestres, como não estão em um ambiente em que podem constantemente excretar uma substância, mantendo-a dentro do seu corpo, essa terá que possuir baixa toxicidade e solubilidade em água. Os mamíferos e as aves produzem, respectivamente, ureia e ácido úrico. Ambos possuem baixa toxicidade (ureia-média, ácido úrico- baixo), e são solúveis em água (o Ac.Ur necessita de pouquíssima água para ser excretado, sendo o mais adequado para ambientes secos ou longos períodos sem água, desencadeando uma grande economia hídrica).
Como os sapos ou peixes, estão constantemente em ambiente aquoso, a substância pode ter uma toxicidade alta, porque ela será constantemente excretada, não trazendo nenhum tipo de problema para o ser vivo que a produz. Além disso, é altamente solúvel em água.
Espero ter ajudado! :)