Filosofia, perguntado por stefannysouuza, 1 ano atrás

por que os modernos contestaram o poder das autoridades sobre a razão?

Soluções para a tarefa

Respondido por Alexandrem
551
Embora os modernos buscassem encontrar a verdade na razão, naquele período,as autoridades e certos filósofos utilizavam o racionalismo como uma fonte de conhecimento inquestionável, assim, modernos como Freud e Marx interviram nesse conceito. Freud veio com o inconsciente, que mostrava que o ser humano agia mais inconscientemente que conscientemente, e Marx com a Ideologia, mostrando que pessoas agem conforme as crenças impostas pela sociedade. Dois golpes no antigo racionalismo indubitável, assim, não mais as autoridades teriam tanto poder em cima apenas da razão.

stefannysouuza: obg *---*
Respondido por Matheusieti
18

O formalismo, pode ser entendido como o oposto desses da expressão na antiguidade, pois seu conceito se baseia no valor estético que é mais importante e a realidade nua e crua, tendo todas suas características respeitadas.

Assim, os modernos criticam o uso do poder sob a razão.

Weber nos apresenta a dominação carismática como uma forma de coerção através de elementos que cativem a população ou até mesmo a coloquem em uma posição de submissão sem a violência a priori.

Uma boa maneira de explicar esse conceito de forma mais clara, são os métodos utilizados por Hitler, que possuía ávidos discursos de motivação e evolução da Sociedade Alemã que já havia perdido a primeira guerra mundial, ou seja, desejava crescer socialmente e economicamente, o que abriu espaço para as atrocidades aplicadas por Hitler sendo um verdadeiro tipo de Dominação Carismática.

A dominação tradicional se pauta nos costumes, e, nas tradições e na legalidade da sociedade como um todo, sendo mais direta.

Mais do tema:

https://brainly.com.br/tarefa/13324388

Anexos:
Perguntas interessantes