Por que os maiores empreendedores são os que menos praticam o agronegócio?
Soluções para a tarefa
Com o aumento crescente dos custos de produção agrícola e a estagnação dos preços dos produtos agrícolas, o Agronegócio brasileiro tem investido cada vez mais em ferramentas e tecnologias que sejam capazes de aumentar a lucratividade do setor.
Por esse motivo, o empreendedorismo no Agronegócio nunca teve tantas oportunidades como agora, desde que demonstre a capacidade de enxergar os problemas em qualquer área ou atividade e, a partir delas, elaborar soluções tecnológicas, transformando-as em um negócio.
O empreendedorismo no Agronegócio é algo muito amplo, tendo em vista a dimensão de cada segmento e as inúmeras possibilidades de negócios em cada um deles.
Contudo, esse ramo possui infinitas possibilidades para você que é um profissional do Agronegócio e deseja ter o seu próprio empreendimento.
Além de possibilitar independência financeira, ter o próprio negócio permitirá que você coloque suas ideias em prática, decida seus horários, escolha a sua equipe de trabalho, e o mais gratificante, você terá a oportunidade de trabalhar com o que realmente gosta.
Porém, ter o próprio negócio significa lidar com incertezas e, por isso, o empreendedor deve ter algumas características que são fundamentais para atingir o sucesso.
Acima de tudo, o empreendedor deve acreditar naquilo que está fazendo, para que a sua motivação jamais fique abalada.
Também é fundamental que se tome a iniciativa de colocar suas ideias em prática, afinal o sucesso da sua empresa depende de você.
Elaborar metas, ter autoconfiança, saber liderar o seu negócio e ser perseverante são atitudes que encaminham o seu negócio para o rumo do sucesso.
A partir da alta demanda por alimentos, a missão do empreendedor do agro é auxiliar no aumento da produtividade de maneira mais sustentável, com menor agressão ao meio ambiente.
E é por isso que o empreendedorismo do Agronegócio brasileiro vive na atualidade um momento tecnológico nunca antes vivido.
Nesse contexto, as startups do Agronegócio tem assumido papel de destaque nos processos de inovação e novas tecnologias.
As startups são empresas que ainda estão em fase inicial, e que desenvolvem produtos ou serviços tecnológicos inovadores e com alto potencial de crescimento.
De acordo com a editora da Folha de S. Paulo Jaqueline Nichi, as startups do Agronegócio crescem em média 70% ao ano, e que entre os anos de 2015 a 2017 surgiram 75 novas empresas com esse perfil, sendo que, 15% desses negócios possuem um faturamento anual superior a R$ 300 mil reais.
Neste artigo, você encontrará informações e dicas para que você consiga abrir o seu próprio negócio, por meio do seguinte roteiro: