História, perguntado por ribeiroarthur2006, 9 meses atrás

por que os intelectuais que participaram do ilumisnimo consideravam-se viver no obscurantismo?​

Soluções para a tarefa

Respondido por helenvivi2004
1

O século XVIII trouxe uma nova etapa ao Humanismo, com a chegada do Iluminismo, que teve as suas origens em Inglaterra, mas que conheceu o seu auge em França. O Iluminismo foi importante, por ter aprofundado muitas das ideias da Renascença, mas também por dele terem surgido algumas ideias originais e importantes para o Humanismo.

Voltaire

Este francês, foi o expoente do Humanismo Iluminista. Tendo sido preso aos vinte e três anos devido aos seus versos satíricos sobre as autoridades, foi libertado sobre a condição de sair do país. De França viajou para Inglaterra, onde foi fortemente influenciado pela liberdade de expressão, tolerância religiosa e racionalidade aí predominantes. Fez da sua vida uma luta constante contra o fanatismo, a intolerância e o abuso de poder, tendo feito ataques particularmente fortes ao poder eclesiástico.

Apesar de não ser ateu, lutou contra a opressão religiosa e a crença dogmática em Deus. Isto devia-se a que, considerava que nada sabíamos do possível criador do mundo, pois ele nunca se poderia ter revelado sob a forma sobrenatural em que acreditam os Judeus, os Cristãos e os Muçulmanos. Deus apenas se podia manifestar através da natureza e das leis naturais.

Voltaire afirmava também que a cegueira e a ignorância faziam com que os homens se perseguissem e matassem uns aos outros, em nome da religião. Considerava ainda absurda a ideia de que se poderiam mudar os acontecimentos do mundo e influenciar Deus através da oração, pois o mundo é controlado por leis imutáveis. Para ele o esclarecimento e a razão acabariam mais tarde ou mais cedo por vencer, desde que se conseguisse explicar os novos conceitos e ideias do Iluminismo de uma forma simples, compreensível por todos.

Perguntas interessantes