História, perguntado por CamilaBelieber, 1 ano atrás

por que os indigenas kaingang e os trabalhadores da construçao da estrada de ferro noroeste do brasil entraram em conflito?

Soluções para a tarefa

Respondido por RenatoAlvesX
12
Gru­pos de gri­lei­ros se aven­tu­ra­vam no oeste do Es­tado e lo­te­a­vam e ven­diam ile­gal­mente ter­ras de­vo­lu­tas (per­ten­cen­tes ao Es­tado). As atro­ci­da­des co­me­ti­das con­tra os Kain­gang e tran­sa­ções ile­gais de­ram, por­tanto, o tom do iní­cio da ocu­pa­ção deste vasto ter­ri­tó­rio.

O pro­blema é que no meio do ca­mi­nho, no co­ra­ção da mata atlân­tica que co­bria a maior parte da re­gião, vi­viam os Kain­gang. Os con­fli­tos fo­ram ine­vi­tá­veis e seu re­cru­des­ci­mento deu-se por volta de 1905, com iní­cio da cons­tru­ção da Fer­ro­via No­ro­este do Bra­sil, que par­tia de Bauru, cru­zava o No­ro­este do Es­tado e fa­zia a li­ga­ção com o Mato Grosso do Sul.

Os al­vos da mar­cha ca­pi­ta­lista, ace­le­rada pela cons­tru­ção da fer­ro­via, rumo ao Oeste Pau­lista eram a aber­tura de uma nova fron­teira agrí­cola, im­pul­si­o­nada pela ex­pan­são do café; as ren­tá­veis (e ilí­ci­tas) tran­sa­ções de terra e o en­cur­ta­mento da rota de li­ga­ção en­tre São Paulo e o vi­zi­nho Es­tado, pe­cu­a­rista por vo­ca­ção, para es­ti­mu­lar as tran­sa­ções de gado no cres­cente mer­cado pau­lista. O jogo ca­pi­ta­lista es­tava posto so­bre a mesa, e por ques­tões cul­tu­rais, os Kain­gang eram con­si­de­ra­dos um en­trave a suas es­tra­té­gias ex­pan­si­o­nis­tas.

Com um po­der de fogo in­fi­ni­ta­mente maior do que o dos ín­dios, que con­ta­vam ape­nas com ar­mas pri­mi­ti­vas, as fren­tes de con­quista atro­pe­la­ram como uma lo­co­mo­tiva des­go­ver­nada to­das as tri­bos Kain­gang. Em­bora ten­tas­sem re­sis­tir de ma­neira he­róica, sua der­ro­cada se­ria con­su­mada pela as­so­ci­a­ção dos bu­grei­ros agora tam­bém com o grupo Franco-Belga res­pon­sá­vel pela obra da fer­ro­via. Os ata­ques às tri­bos eram no­tur­nos, o que fa­ci­li­tava as cha­ci­nas; os ín­dios eram sur­pre­en­di­dos em meio ao sono pro­fundo por de­ze­nas de ho­mens ar­ma­dos com es­pin­gar­das, fa­cões e com sede de san­gue.

Perguntas interessantes