História, perguntado por marciopabloy62, 4 meses atrás

Por que os iluministas reagiam ao antigo regime


nobara0kugisaki: Pois ele se opunha as leis do antigo regime e colocava propostas e ideias para se formar um novo modelo de governo. Por que os iluministas opunham-se ao absolutismo ,aos privilégios da nobreza e do clero, a intolerância religiosa e a falta de liberdade.
nobara0kugisaki: encontrei essa resposta no brainly

Soluções para a tarefa

Respondido por midisr
0

Resposta:

A nova mentalidade burguesa, expressa pelos princípios iluministas, chocava-se com o Antigo Regime. Assim, o Iluminismo combatia: o absolutismo monárquico: porque protegia a nobreza e mantinha seus privilégios. ... a autonomia intelectual: defendia pelo individualismo e pelo racionalismo burguês.

Explicação:

Respondido por Antonyjmg06
0

Resposta:

O regime político inglês, resultante da Revolução burguesa e as idéias liberais de Locke influenciaram o surgimento do Iluminismo.

Foi na França foi onde mais desenvolveu essa filosofia, porém, as idéias iluministas influenciaram a independência dos EUA, a Revolução Francesa, as independências latino-americanas e até a Inconfidência Mineira.

Por toda parte do mundo, os escritos dos filósofos franceses circulavam, forçando transformações ideológicas, políticas e até religiosas.

Pensamento Iluminista

Os iluministas condenavam o Antigo Regime, o Absolutismo. Buscavam esclarecer as pessoas da hipocrisia que era a sociedade moderna, que na realidade era conservadora em sua política e enganadora em sua ideologia.

Os ideais iluministas eram a Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Contudo, não podemos confundir esses ideais, o Iluminismo era um movimento burguês. Essa igualdade era igualdade de direitos que os permitiria chegar ao poder. Essa liberdade dizia respeito a liberdade econômica, pois havia monopólios concedidos pelos reis. E essa fraternidade dizia respeito aos seus. A maçonaria se encaixa bem nesse último.

Os iluministas exaltavam a razão como sendo responsável pela libertação das mentes. A razão liberta as pessoas da ignorância, das superstições, do fanatismo, do engano.

Perguntas interessantes