História, perguntado por LuanaScardua14, 11 meses atrás

Por que os Estados Unidos entraram na Primeira Guerra Mundial? Qual a justificativa? Qual o real motivo? Como a Guerra contribuiu para o desenvolvimento econômico dos EUA?

Soluções para a tarefa

Respondido por VestraV
3
Os Estados Unidos estavam fora da guerra até os meses finais de 1941,com pelo menos de 30% de sua população apoiando o conflito com o eixo,porém foi obrigado à entrar por um ataque inesperado e considerado covarde feito pelo Império japonês,que se expandia pela Ásia insular desde o início dos anos 30,foi o ataque à maior base americana no Pacífico que estava localizada nas ilhas havaianas.
O ataque a Pearl Harbor em dezembro de 1941 foi o auge das tensões diplomáticas desde o embargo do petróleo imposto pelos Estados Unidos ao Japão,após o ataque,os americanos se viram irados contra os japoneses,que realizaram o ataque para danificar a armada americana no Pacífico e tornar sua força impotente por alguns meses para que ninguém podesse para a expansão japonesa pelas ilhas próximas ao Havaí.No dia seguinte o congresso americano votou de modo urgente a declaração de guerra contra o Japão,o problema porém,é que o Japão tinha interesses iguais aos da Alemanha e Itália,formando um eixo militar,então declarando-se guerra à todos eles,sendo que 2 dias depois a Alemanha nazista declara guerra à Washington.
Essa guerra contribuiu de modo colossal para o desenvolvimento da economia americana,não com a primeira guerra,mas ainda sim,potencializou e mostrou ao mundo o poder de produção indústrial dos americanos,que agora passava a liderar o mundo capitalista,com base em empréstimos oferecidos à nações européias destruídas pelo conflito,tendo também:Uma instituição militar fortalecida,um parque industrial e áreas urbanas intactas,com bancos enriquecidos pelo lucro extraordinário fornecido pela indústria de armas associado aos empréstimos do Plano Marshall,que seriam recebidos pelos próximos 20 anos por todas as nações ocidentais da Europa.
Perguntas interessantes