Geografia, perguntado por gleicearaujo, 1 ano atrás

Por que os diversos povos vivem em constantes conflitos mundiais?

Soluções para a tarefa

Respondido por ronaldobastos70
21
 O Mundo Árabe SEMPRE foi uma região de intensas disputas pelo motivo de lá ser uma região em grande parte inóspita e haver uma quantidade muito grande de etnias, povos, culturas, línguas... Aliás, a existência dessa intensa variedade é justamente um dos motivos que fez com que Maomé fundasse o Islão, numa tentativa de "unificar" os povos árabes (as várias tribos nômades que cultuavam diversos ídolos) e torná-los mais fortes, de maneira semelhante aos judeus e cristãos, que já eram monoteístas. De certa forma isso ajudou muito nesse aspecto, tanto que foi daí que começou a expansão árabe da Idade Média, mas, ainda assim, as disputas continuaram a existir. Recomendo que veja o filme Lawrence da Arábia. É bem longo, mas dá uma boa ideia disso que estou dizendo. 

Agora, é claro que a intervenção estrangeira, em especial a do final do século XIX e por boa parte do século XX (neocolonialismo), em uma região que já é instável faz com que as coisas piorem muito. Dito isso, é óbvio que potências usufruem do "negócio da guerra"; não só os EUA, como também a França e a Inglaterra (principalmente até mais ou menos a Segunda Guerra Mundial), etc. 

Enfim: as potências podem influenciar e se aproveitar de conflitos, e até alongá-los, mas não são sempre inteiramente responsáveis por eles, já que tais conflitos muitas vezes são milenares.
Perguntas interessantes