História, perguntado por tutucardozo, 1 ano atrás

Por que os criollos sofriam preconceitos pelos chapetones?

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
3
Criollo era o modo como era chamado alguém que fosse descendente de pais espanhóis, mas que tivesse nascido no continente americano - ou seja, um espanhol "puro" de sangue, mas não de local de nascimento - , enquanto que os chapetones eram os filhos de pais espanhóis e que tivessem nascido na Espanha - ou seja, espanhóis "puros" de sangue e local de nascimento.

Os criollos eram discriminados por dois principais fatores. O primeiro era simplesmente preconceito racial e étnico por parte dos espanhóis, que consideravam "Incivilizados" os povos vindos da América, de modo que "parte da culpa" dos americanos em geral recaía sobre os criollos.

O segundo era o medo de insubordinação à Coroa. Enquanto um Espanhol nascido na Espanha tinha uma relação muito mais próxima com aquele país - e com aquela Monarquia - a lealdade dos criollos era muito mais tênue, posto que não eram, propriamente, cidadãos espanhóis, de modo que, como a história mostrou ser verdade, o desejo pela independência do país-colônia em relação à Espanha se tornou muito mais fértil entre os criollos que entre os chapetones.
Perguntas interessantes