Por que os blocos econômicos que existem na america latina expõem a fragilidade de suas economias e aa dificuldades em promover uma integração econômica e política mais completa e abrangente?
Soluções para a tarefa
A partir da década de 1950, as empresas transnacionais começaram a direcionar suas filiais para os mais diferentes países e, em pouco tempo, passaram a dominar o comércio internacional. Nessa perspectiva, os blocos econômicos se tornaram necessários, para estabelecer algumas normas e gerenciar os fluxos comerciais, pois em uma economia de mercado, os governos não têm poder para controlar as decisões tomadas por essas empresas.
A América Latina possui diferentes níveis de subdesenvolvimento, herança de seu passado colonial e de diversas práticas políticas internas e externas. Os blocos econômicos que existem na região expõem a fragilidade de suas economias e as dificuldades em promover uma integração econômica e política mais completa e abrangente.
Motivo: Sempre houve algo que "distraia" e os fazia prolongar seus planos. Um exemplo foi um dos acordos da ALCA que deveria entrar em vigor no ano de 2005, mas após os atentados de 11 de setembro de 2001 ocorreu uma mudança de foco da política externa dos EUA.