Por que observar as estrelas foi tão importante para o desenvolvimento da sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Como o progresso prejudicou os homens que, ao deixarem de se confrontar com a fantástica imensidão do universo, perderam a humanidade e, sem essa humanidade, perderam a razão. Assim o escritor angolano José Agualusa nos conta uma história e, por meio dela, aprendemos sobre o conflito entre obedecer aos padrões coletivos em que estamos imersos ou enxergar algo maior e seguir a nossa voz interior.
O primeiro livro do escritor, lançado no Brasil, Manual Prático de Levitação, contém o conto: “Por que é importante olhar as estrelas”. Conta a história de Fortunato, sujeito incorruptível e um alto funcionário do Estado em Luanda.
Fortunato tinha ido a Londres participar de um encontro internacional de burocratas. Ele sofre com o conceito da Angola no exterior e acredita que poderia melhorar essa imagem trabalhando com técnicos honestos. Quando no hotel, em Londres, deita-se nu e, com o sonambulismo, sai e bate a porta do seu apartamento e adormece deitado no corredor. Ao acordar nu, e sem poder entrar no apartamento, desesperou-se. Foi quando se lembrou de uma lição da sua avó. Ela lhe dizia que o esplendor das luzes elétricas das grandes cidades ocultava o brilho das estrelas, e que isso prejudicou a humanidade. Isto porque o homem deixou de se confrontar com o ilimitado. Foi nessa hora que ele compreendeu a desimportância de sua nudez. Entrou no elevador e foi à recepção. O recepcionista olhou-o. Viu apenas um homem integro. Deu-lhe as chaves.