por que o vulcao entra em erupçao e como funciona esse fenomeno
Soluções para a tarefa
Por que os vulcões entram em erupção?
A erupção vulcânica é um fenômeno da natureza que, apesar de geralmente representar grandes catástrofes naturais, é considerado meio de observação sobre o que acontece no interior da Terra. No entanto, antes de saber como acontece uma erupção vulcânica, precisamos saber o que é um vulcão.
O vulcão é uma estrutura geológica (massa de rocha fundida pela alta temperatura) que corresponde a uma proeminência na superfície terrestre, mais especificamente uma abertura no solo pela qual é expelido material magmático. Os vulcões podem surgir por meio do movimento entre as placas tectônicas, que, ao chocarem-se, provocam elevações na superfície. Os vulcões podem estar localizados tanto nos continentes quanto nos oceanos.
Um vulcão entra em erupção devido às forças internas da Terra que mantêm o manto e, consequentemente, o material magmático em atividade. A Terra não é constituída por um único bloco rochoso, como era imaginado há muitos anos. A litosfera terrestre possui blocos rochosos fragmentados, conhecidos como placas tectônicas, que se encontram em constate movimento.
Ao movimentar-se, essas placas provocam agitação do material magmático. Essa agitação, associada às altas temperaturas no interior da Terra, faz com que o material magmático ascenda-se e seja expelido para o exterior da crosta terrestre. Essa massa magmática é conhecida como lava, composta por metais como magnésio e ferro e encontrada em uma temperatura superior a 1.000 ºC.