Por que o voleibol é considerado desporto(esporte) olímpico? EU PRECISO SABER DISSO HOJE, CADÊ AS MENTES BRILHANTES DESSE LUGAR?
Soluções para a tarefa
A estreia do vôlei no programa esportivo das Olimpíadas aconteceu na edição de 1964, em Tóquio. Após a criação da Federação Internacional da modalidade, em 1947, e a criação dos Mundiais masculino e feminino (1949 e 52, respectivamente), criou-se uma pressão para que o COI (Comitê Olímpico Internacional) aceitasse acrescentar a nova modalidade nos Jogos.
Após a realização de um torneio-exibição durante uma sessão do COI, em 1953, a entidade acabou se convencendo a incluir a modalidade nas Olimpíadas, em 64, tanto no masculino (com dez seleções) quanto no feminino (seis). O Brasil, com sua equipe masculina, esteve presente nesta edição inaugural e desde então nunca ficou fora do torneio olímpico.
Originalmente, o sistema de disputa do vôlei nas Olimpíadas era bastante simples: todas as equipes se enfrentavam em turno único e ganhava a medalha de ouro quem somasse mais pontos. Havia, contudo, o risco dos medalhistas serem definidos antes do encerramento da competição, o que certamente faria o público perder o interesse nas partidas.
Assim, a partir de Munique 1972 ficou estabelecido um novo sistema de disputa, que persiste até hoje, com as seleções divididas em dois grupos, avançando as quatro melhores de cada um para a fase de mata-mata, até a final, em uma configuração que ficou conhecida como “formato olímpico”. Sistema que também foi adotado por outros esportes coletivos.
Desde os Jogos de Atlanta 1996, tanto o torneio masculino quanto o feminino contam com a participação de 12 seleções – até então as mulheres participavam com oito países.