Português, perguntado por rodriguestania7364, 9 meses atrás

Por que o trema desapareceu do português do Brasil?

Soluções para a tarefa

Respondido por maryelvira1610
0

Resposta:

acordo com o Formulário Ortográfico de 1943[1], o trema era usado para assinalar que a letra u nas combinações que, qui, gue e gui, normalmente muda, deveria ser pronunciada e átona. Exemplos: qüinqüênio (pronuncia-se então "cuincuênio") e conseqüência (pronuncia-se então "consecuência"). Se for tônica, dever-se-ia pôr um acento agudo, como em "averigúe" e "argúi".

Até a alteração promovida pela Lei 5.765/1971[2], o trema tinha uma utilização adicional: marcar hiatos átonos, em palavras como gaüchismo. Na poesia, a palavra "saudade" podia ser grafada saüdade , quando se desejasse tornar essa palavra tetrassílaba (sa-u-da-de) em vez de apenas trissílaba (sau-da-de).

Mesmo antes da abolição do trema, com a entrada em vigor do Acordo Ortográfico de 1990 no Brasil, seu uso era controverso. Mesmo com livros de língua portuguesa editados no Brasil determinando que o trema devesse ser grafado, era freqüente que muitas pessoas não o usassem, seja por desconhecimento ou por considerar seu uso desnecessário. Certos órgãos de comunicação brasileiros se alternavam entre o emprego ou não do diacrítico, como no uso da palavra seqüestro, como por exemplo a Folha de S.Paulo[3].

Perguntas interessantes