Por que o surto de ebola não foi considerado uma epidemia?
Soluções para a tarefa
A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, no dia 1º de junho, que a República Democrática do Congo apresentou um novo surto de ebola em uma região da cidade de Mbandaka. Os novos casos dessa doença grave chegam em paralelo à pandemia de coronavírus (Sars-CoV-2) e a uma disseminação exponencial do sarampo naquele país.
“Esse é um lembrete de que a Covid-19 não é a única ameaça à saúde que as pessoas enfrentam”, disse o diretor geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, em comunicado à imprensa.
Diante da situação, fomos atrás de respostas para uma dúvida relevante que surge nessas horas: é possível que o vírus se espalhe pela África, para outros continentes e para o Brasil?
Também recorremos ao Google, que disponibilizou exclusivamente para Veja Saúde as questões mais buscadas no nosso país sobre o tema: como surgiu o ebola? Como ele é transmitido? E, afinal de contas, o que ele é?
Esse vírus pode se espalhar pelo mundo?
Seis casos de ebola foram reportados na cidade de Mbandaka no dia 1º de junho — quatro morreram. De acordo com a OMS, é provável que mais pessoas recebam o diagnóstico com o reforço no sistema de vigilância que foi incorporado em decorrência do novo surto.