História, perguntado por rosangela28, 1 ano atrás

por que o sistema de capitanias hereditárias falhou?


Soluções para a tarefa

Respondido por mariajbs
14
O fim das Capitanias Hereditárias foi instituído por meio de decreto promulgado pelo Marquês de Pombal. em 1759. 

As capitanias brasileiras não conseguiam desenvolver-se por falta de recursos ou muitas vezes por desinteresse de seus donatários. Desde a montagem deste sistema, a coroa portuguesa preparava sua derrocada, entendendo ser mais lucrativo a intervenção direta do Estado lusitano, e aguardava apenas a confirmação da compatibilidade da terra com o produto. 

A falta de cumprimento das obrigações da maioria dos donatários serviu de justificativa para a ocupação direta da coroa. Outros fatores da derrota desta montagem foram a resistência dos índios, a falta de unidade entre as capitanias, a distância do centro produtor para o consumidor entre outros. 

O fim do sistema de capitanias hereditárias não representou o fim das capitanias, estas foram absorvidas pela centralização do Estado, com exceção das capitanias de São Vicente de Martim Afonso de Sousa e de Pernambuco de Duarte Coelho.
Respondido por adrienelino
21
O governo apesar de estar interessado no lucro, não investiu o bastante e muitos donatários não conseguiram levar a diante, outros não se dedicaram o necessario por morar em Portugal ou por falta  de interesse mesmo
Perguntas interessantes