por que o sabão é um excelente produto de limpeza
Soluções para a tarefa
Resposta:
Você já tentou lavar os pratos usando somente água?Não dá muito certo, né? A água sozinha não consegue remover a gordura e a sujeira, porque a composição desses materiais é bem diferente da composição da água, o que dificulta que eles se misturem.
Dizemos que as moléculas de água são polares, ou seja, elas apresentam partes que são carregadas: uma parte é positiva e outra é negativa. Já as gorduras e os óleos são apolares, o que significa que suas moléculas não possuem carga. Assim, as moléculas polares da água não conseguem penetrar nas moléculas de gordura e arrastá-las.
O sabão possui uma parte que é apolar (assim como a gordura e o óleo) e outra parte que é polar (assim como a água). Desse modo, a parte apolar da molécula do sabão interage com as moléculas apolares das gorduras e dos óleos, e a parte polar interage com as moléculas polares da água.
Basicamente, o sabão consegue “quebrar” essa “película” da água, permitindo que ela penetre nos materiais e remova a sujeira. É por isso que o sabão muitas vezes é chamado de agente tensoativo ou surfactante, pois ele diminui a tensão superficial da água. É como se o sabão deixasse a água mais “molhada”, entende?
Explicação:
:)
Resposta:
Ao contrário, elas criam uma camada de tensão superficial. Dessa forma, o sabão torna-se essencial para limpar superfícies engorduradas, pois ele é formado por uma molécula longa de hidrocarbonetos, capaz de atrair as moléculas apolares e polares, otimizando o poder de limpeza.