Por que o romance VIDAS SECAS é considerado determinista?
Soluções para a tarefa
Apenas contextualizando, o determinismo é uma corrente filosófico onde os acontecimentos são frutos de forças da natureza imutáveis e relações de causalidade; sendo que as forças e vontades do homem sempre serão vencidas por essas forças imutáveis e causalidades.
Nesse sentido, em Vidas Secas, obra de Graciliano Ramos, temos o determinismo por toda obra, onde Fabiano e sua família sempre se deparam com situações de impotência, onde nada podem fazer para escapar. Isso é o determinismo na prática!
Porém, na obra de Euclides da Cunha, Os Sertões, o determinismo é ainda mais forte e presente de maneira irredutível. Os homens do sertão se encontram praticamente impotentes diante do contexto histórico, de classes sociais e racial. Eles nada podem fazer para escapar de seus tristes destinos - por mais que lutem contra essas forças. É algo irredutível.
Por isso o determinismo dessa obra torna o de Vidas Secas apenas parcial.
Espero ter ajudado!
O romance Vidas Secas muitas vezes é chamado de determinista. No entanto, podemos admitir que esse determinismo é parcial se comparado a obra como Os sertões. Explique essa afirmação.